Pernambuco foi apontado como o estado que mais evolui em educação no Brasil. Além disso, assumiu o primeiro lugar no ranking de melhor Ensino Médio. As informações foram divulgadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe). Segundo o levantamento, o estado somou quatro pontos, meio acima da média geral.
Entre 2007 e 2017, Pernambuco saiu da 21ª posição para a primeira no ranking. Outro destaque no período foi a diminuição na taxa de abandono, que passou de 24% para 1%. “Ainda está abaixo do que desejamos, mas mostra que o trabalho que está sendo feito, está surtindo resultado”, apontou o governador Paulo Câmara.
Além disso, o Idepe apontou a diminuição da diferença entre a qualidade do ensino das escolas públicas e particulares, que passou de 2,6 para 1 em dez anos. “A gente vem observando que, cada vez mais, os pais vêm acreditando nas escolas públicas. Só neste ano, recebemos 23 mil estudantes advindos de escolas particulares”, relatou o secretário de Educação, Fred Amâncio.