Cerca de 60% dos consumidores acreditam que devem consumir mais no on-line do que nos últimos anos
Em Caruaru, em relação às compras do final de ano, cerca de 60,1% dos consumidores têm como forma de pagamento o cartão de crédito, seguido do PIX, com o percentual de 32%. Além disso, a maioria dos consumidores dizem gastar mais nesta época por causa do fim do ano, cerca de 75%. Essas informações são da pesquisa de impacto econômico do comércio de Caruaru nas festividades de fim de ano, divulgadas pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) ontem (26). O levantamento foi realizado pela Mercatus e teve como objetivo entender as reações dos consumidores e as estratégias das empresas durante esse período.
Além dessas informações, os dados trazem que entre os que mais consomem no período, a maioria argumenta que é pela época do Natal, em que acontecem confraternizações mais frequentemente, mas uma grande parte também alega que é pelas promoções do black friday. Cerca de 60% dos consumidores acreditam que devem consumir mais no on-line do que nos últimos anos. Já para as compras em lojas físicas, os entrevistados disseram que, entre os grandes motivos para fidelização dos clientes, estão: decoração do ambiente, bom atendimento e os descontos especiais do período.
Em relação às compras do final de ano, a maior parte das pessoas tende a consumir mais nos centros comerciais (28,1%), já as lojas do centro da cidade também devem receber um maior fluxo de consumidores (18,3%). Móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, joias e brinquedos estão entre os artigos mais procurados entre o público participante da pesquisa.
A pesquisa Sindloja e Mercatus foi realizada entre os dias 25 de outubro e 8 de novembro de 2024. Durante esse período, 200 pessoas foram entrevistadas, especialmente no Centro de Caruaru, representando os consumidores.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão