Oposição pede reforço da Força Nacional em segurança de Pernambuco

Cabe ao Poder Executivo fazer uma solicitação oficial ao Ministério da Justiça. (Imagem: Reprodução)

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) encaminhou, ao Palácio do Campo das Princesas, um pedido para que a Força Nacional auxilie no combate à criminalidade no estado. Agora, cabe ao Poder Executivo fazer uma solicitação oficial ao Ministério da Justiça.

O pedido dos parlamentares é fundamentado no decreto 5.289/2004, que prevê  a presença da Força Nacional em caso de crescimento de 35% nos índices de violência. Além disso, o quadro local foi comparado ao cenário do Rio de Janeiro.

“Estamos vivendo uma situação proporcionalmente pior que a do Rio de Janeiro, que já conta com o apoio da Força Nacional. Nos últimos 12 meses, tivemos 56,9 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto no Rio foram 40 mortes por 100 mil. Vale lembrar que o mínimo aceitável, segundo a ONU, é de 10 por 100 mil”, argumentou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da bancada oposicionista.

Para o deputado Isaltino Nascimento (PSB), líder do governo na Casa, a oposição quer fazer proselitismo com uma questão séria. “O governo do estado está investindo em equipamentos e na contratação de pessoal. Teremos reforço de mais 1,5 mil policiais e outros 1,3 mil estão entrando na academia. A Força Nacional enviaria no máximo 200 homens”, defendeu.

Compartilhe

Destaques

Veja Mais