
A Secretaria de Educação de Pernambuco abriu nesta terça-feira (28), as inscrições para cursos técnicos presenciais subsequentes na modalidade presencial e para a Educação a Distância (EaD) semipresencial. Conforme a pasta, estão sendo ofertadas 18.209 vagas em Escolas Técnicas Estaduais de todas as regiões do Estado para quem está cursando ou já concluiu o ensino médio. Os interessados devem se inscrever pelo www.educacao.pe.gov.br, de forma gratuita, até o dia sete de dezembro.
Ainda de acordo com a pasta, podem se inscrever no formato subsequente quem já finalizou o ensino médio. Já no formato EAD semipresencial, pode se inscrever quem tiver concluído ou cursando, em 2024, o 2º ou 3º ano do ensino médio. São 120 Polos de Apoio Presencial instalados em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e em Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) em todo o Estado para o atendimento ao estudante dos cursos EaD e realização dos encontros presenciais. Conforme o edital, as vagas estão distribuídas em 40 cursos técnicos, sendo 37 para a modalidade subsequente presencial, e 11 para a EaD. Algumas opções são: Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Logística, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Recursos Humanos e Tradução e Interpretação de Libras.
O processo seletivo será realizado em etapa única, constituída de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva será realizada no formato remoto, contendo 20 questões de múltipla escolha, abrangendo os conteúdos das disciplinas de língua portuguesa e matemática, com duração de 60 minutos. O candidato pode fazer a prova em qualquer local escolhido, na data/horário indicado no cartão de inscrição.
No cronograma, a divulgação do resultado definitivo tem previsão para acontecer no dia 21 de dezembro e o início das aulas no dia 05 de fevereiro. Após a divulgação do resultado final, os classificados deverão comparecer ao Polo de Apoio Presencial para efetuar a matrícula. O prazo para a efetivação começa em 27 de dezembro e se encerra no dia 05 de janeiro.
Por Maria Eduarda Rodrigues