Participação aconteceu na manhã de hoje (3), no programa Nova Manhã
Durante a manhã de hoje (3), Alfredo Macedo Gomes, atual reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fez um apelo às autoridades de Caruaru para melhorias relacionadas ao Campus Acadêmico do Agreste (CAA). A fala aconteceu durante sua participação na Rádio Cultura do Nordeste, no programa “Nova Manhã”, apresentado por Rony Filho. Na ocasião, também esteve presente o vice-reitor da UFPE Moacyr Araújo e o professor Fernando Nascimento.
Ao pedir espaço para fazer o apelo, Gomes declarou: “nós precisamos do apoio para melhorar a infraestrutura no entorno do Campus [de Caruaru]”. Ele afirmou que já existe ações e parcerias junto à instituição, porém destacou a necessidade de uma “rede de apoio de transporte mais consistente, mais qualificada”. Ainda durante a entrevista, Gomes mencionou que a internet na região também é uma problemática: “temos muita dificuldade com a provisão, portanto, de internet naquela região e já temos conversado pra ver se há investimento também nesse sentido”. Outro ponto abordado foi a questão da segurança na localidade. Ele finalizou dizendo: “são temas sensíveis. Queremos, obviamente, abrir agenda com a prefeitura, com as suas secretarias, para que a gente possa consolidar essa iniciativa”.
Além dessas questões, o reitor da UFPE trouxe algumas novidades da instituição. Segundo Gomes, está em pleito a implantação de dois novos cursos no CAA na área da Saúde, que já foram apresentados ao Ministério de Educação: enfermagem e biomedicina. Outro tema abordado foi a implantação do Campus Acadêmico do Sertão, que vai funcionar em Sertânia (PE). De acordo com o reitor, estão sendo investidos R$ 60 milhões nas obras de construção e implantação do Campus. Essa novidade faz parte da consolidação do processo de interiorização da Universidade Federal, diz Gomes. Ele também anunciou que serão abertos seis cursos no Campus a partir do segundo semestre de 2025, são eles: Medicina, Medicina Veterinária, Engenharia de Energia Renováveis, Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Administração Pública e História.
Para conferir a entrevista completa, acesse o canal da Rádio Cultura do Nordeste no Youtube.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão