Balanço com levantamento de atendimentos foi divulgado hoje (22) pelo órgão

Problemas com serviços financeiros foram as principais reclamações dos consumidores em Caruaru, correspondendo a 42,36% do total. A informação é do ranking elaborado pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Caruaru a partir do balanço dos atendimentos realizados em 2024. A divulgação, que aconteceu hoje (22), mostra que problemas relacionados a serviços essenciais e produtos também foram destaque.
No balanço, foi apresentado que o órgão realizou 5.198 atendimentos no ano de 2024. Desses, 5.039 tiveram seus direitos reparados sem precisar acionar o Judiciário. Além disso, 603 consumidores tiveram processos administrativos abertos. Das audiências realizadas, 159 não tiveram acordo. Sendo assim, considerando o número total de atendimentos, o índice de resolução de demandas submetidas ao Procon em 2024 é de 96,94%.
As principais reclamações recebidas pelo Procon Caruaru em 2024, por área são: Serviços Financeiros, com 2.202 (42,36%); Serviços Essenciais, com 964 (18,55%); Produtos, com 859 (16,52%); Telecomunicações, com 404 (7,78%); Serviços Privados, com 356 (6,85%); Educação, com 173 (3,32%); Saúde, com 136 (2,62%); Transporte, com 70 (1,35%); e Habitação com 34 (0,65%).
O Procon informa que os consumidores que precisarem de atendimento, podem entrar em contato pela Plataforma Caruaru Digital, pelo telefone (81) 3101-0088, pelo WhatsApp (81) 9 8384-5909, ou, presencialmente, na Rua Silvino Macedo, 71, Centro.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão