Adagro torna obrigatório o resultado negativo para doenças em animais em trânsito interestadual

Em Pernambuco, passou a ser obrigatória a apresentação de resultados negativos para testes diagnósticos de brucelose e tuberculose para animais em trânsito interestadual. A decisão faz parte da portaria publicada no Diário Oficial do Estado pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro).
O objetivo da medida, segundo divulgação no Diário, é evitar que os bovídeos vindos de outros estados com classificação estadual de risco inferior à de Pernambuco, ingressem no território pernambucano sem a devida comprovação. A decisão cabe tanto para criação, participação em eventos agropecuários ou qualquer outra finalidade de trânsito, exceto quando os animais forem destinados ao abate imediato.
Além dessa ação que faz parte da medida é a obrigatoriedade, a partir de julho deste ano, de exame negativo para o mormo em eventos agropecuários, como vaquejadas e exposições agropecuárias. A doença infecto contagiosa atinge os equídeos e pode contaminar os humanos. O exame negativo para a doença será pré-requisito para a emissão da guia de trânsito animal e visa garantir não só a sanidade nos locais onde ocorre a aglomeração de animais no estado, mas nas propriedades que recebem os animais após cada evento.
A portaria publicada pela Adagro também prevê que, a partir de julho, somente médicos veterinários habilitados pelo ministério da agricultura e pecuária poderão emitir guia de trânsito animal para eventos com aglomeração de animais em Pernambuco pelos quais são responsáveis.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão