Ministério Público investiga excesso de contratos temporários em Caruaru

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Pernambuco (MMPE) está abrindo dois inquéritos para investigar o excesso de contratos temporários na Prefeitura de Caruaru. De acordo com uma publicação feita no Diário Oficial, existem 5.846 empregos e 523 cargos comissionados ligados ao Executivo Municipal. Segundo o MPPE, mais de 60% da força laboral vêm de contratações temporárias.

Entre os 5.846 empregados sem concurso, mais de 1.200 são professores, 156 são médicos 135 são enfermeiros, 133 são técnicos de enfermagem e 93 atuam no combate de endemias, como a dengue. O promotor Marcus Alexandre Tieppo Rodrigues apontou, que, “o loteamento que de cargos públicos por pessoas estranhas à administração, conduta historicamente utilizada para cooptação de eleitores bem como troca de favores com outros poderes, se comprovada, importa em sério ato de improbidade administrativa”.

Por meio de nota, a gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB) alegou ter reduzido o número de cargos comissionados e não ter aumentado a despesa com pessoal. Também garante estar se empenhando para abrir concurso público.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Caruaru (PMC) esclarece que não criou 500 novos cargos comissionados, mas reduziu mais de 200 cargos, mas que ainda assim, eles não serão providos integralmente. A reforma faz parte do planejamento estratégico do Município e tem como objetivo corrigir algumas distorções encontradas pela atual gestão. A PMC informa que não houve aumento de despesa com pessoal, mas apenas a reposição da inflação.

A prefeitura está envidando todos os esforços necessários abrir concurso público, mas que a situação financeira crítica encontrada pela atual gestão impede a deflagração do certame de imediato. Os 5 mil contratos temporários foram criados e providos na gestão do ex-prefeito, e não é possível em apenas 5 meses a prefeita corrigir os erros do passado. Extinguir todos eles de uma única vez irá comprometer o serviço público, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A prefeita Raquel Lyra tem compromisso com a moralidade e legalidade, e que nesse pouco espaço de tempo, já promoveu medidas tendentes a otimizar a prestação dos serviços públicos e enxugar a máquina.”

Compartilhe

Destaques

Veja Mais