Curtas sobre sustentabilidade e o longa-metragem “Cine Holliúdy” serão exibidos em Caruaru, nesta quarta-feira (30). O projeto itinerante Cinesolar viaja pelo Brasil realizando exibições em uma van que funciona com energia solar. As apresentações terão início às 18h30, na Praça do Artesão, no Alto do Moura. Em caso de chuva, o evento será no Clube dos Artesãos.
A van é equipada com placas solares que possibilitam a conversão de energia solar em elétrica e possui 100 assentos para o público, além de um sistema de projeção e som e um estúdio de gravação. Durante as exibições, tudo é retirado do veículo e o cinema é montado em praças públicas.
Entre as 14h e as 17h, o projeto oferecerá a Oficinema Solar, um evento fechado voltado para 30 alunos de 12 a 14 anos da Escola Municipal Mestre Vitalino. Os estudantes participarão de uma oficina de introdução ao audiovisual e de desenvolvimento de roteiro de cinema. Além disso, eles produzirão um curta-metragem que será exibido à noite.
“Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, apontou a idealizadora e coordenadora do projeto, Cynthia Alario.
Confira a programação da noite:
18h30: Exibição de quatro curtas-metragens infantis: “Pajerama” e “Procura-se”, além de outros dois filmes da mostra “Curtas Brasília”, escolhidos na hora
19h15: Apresentação do grupo “Maracatu Mirim”
19h30: Exibição de “Cine Holliúdy”